19ª Ação Cidadania movimenta Jardim Primavera, em Juazeiro
‘Escolas de mãos dadas fortalecendo a saúde e a educação’. Foi a partir deste tema que as escolas municipais Mandacaru, Caxangá e EMEI Adelaide Bispo, promoveram neste domingo (28), em Juazeiro – BA, a 19ª Ação Cidadania Gente em Ação. O evento, que reuniu este ano cerca de 2 mil pessoas, entre alunos, pais e moradores do bairro Jardim Primavera e das comunidades do entorno, ofereceu serviços de saúde, educação, assistência social e jurídica, beleza e apresentações culturais.
Segundo a dona de casa, Antônia Maria da Conceição, este domingo será lembrado por muito tempo, principalmente pela oportunidade que todos tiveram de utilizar gratuitamente serviços como corte de cabelo, consultas médicas e com um advogado. “Agradecemos igualmente pelo atendimento atencioso que tivemos com cirurgiões dentistas, nutricionistas e a orientação e aconselhamento dos nossos filhos com psicólogas para melhoria da qualidade de vida da população, entre tantos outros serviços”, frisou.
Para a aluna do 7º ano da Escola Mandacaru, Marcela Pereira, a iniciativa também refletiu a alegria dos estudantes com a retomada das atividades presenciais após dois anos de restrições pela pandemia da Covid – 19. “Tivemos, na biblioteca e nas salas de aula, atividades com muita participação e no palco apresentação de danças folclóricas e artistas diversos. Tudo com alegria e a beleza que agradou muito ao público”, ressaltou.
A gestora da escola Mandacaru, professora Maria Maciel de Senna (Niza), agradeceu a participação das entidades governamentais e não governamentais e evidenciou o crescimento do projeto que se amplia a cada ano. “Nossa Ação cresceu na oferta de serviços ofertados, na quantidade de parceiros e de entidades de atendimento à população e no voluntarismo. Agradecemos, por exemplo, a parceria da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e à Agrovale, que contribui nestes anos todos com a doação de mudas de plantas nativas da Caatinga e na exposição de material de segurança do trabalho”, concluiu.